Como escolher alforges para bicicleta – 5 recomendações

Inicio > Como escolher alforges para bicicleta – 5 recomendações

“Apenas de bicicleta conhecerás os contornos de um país, uma vez que terás de subir as suas montanhas e descer à sua costa. Assim lembrar-te-ás de como realmente são.” Ernest Hemingway

Quem já viajou de alguma vez de bicicleta, com certeza concordarás com o escritor norte americano. Poucas são as coisas que se comparam ao prazer de descobrir um novo entorno com a companhia de nossa bike. Mas não nos referimos somente ao fato de viajar; pois cada vez são maiores o número de usuários de duas rodas, que usam a bike como meio de transporte diário; o fenómeno chamado ‘bike commuting’ que falamos em outra ocasião e se pode ler aqui.

Seja qual sua motivação para se deslocar em bicicleta, a melhor maneira para levar sua bagagem é utilizar alforges para biciletaA eles depende a sua comodidade e segurança, assim como a quantidade de objetos que vais poder carregar.

alforges bici bonitas

Neste artigo faremos as recomendações necessárias para que saibas como escolher alforges para bicicleta de maneira correcta.

1.- Escolher um porta-bagagem compatível com a nossa bicicleta

Este, talvez, seja o passo mais óbvio de todos, mas também o mais importante. Não seria a primeira vez que alguém compra um alforge porque o acha bonito e, logo, não pode usá-lo em sua bike. É algo que devemos evitar que nos ocorra, asim que precisamos estar atentos aos itens que devemos ter em conta:

  • Eixo das rodas de nossa bicicleta
  • Os freios que usamos: são freios de disco ou de cantilever?
  • Se a biki tem ou não os pontos de fixação nos tirantes traseiros/forquilha, etc.
  • O material de que é feito o porta-bagagem e o peso que o mesmo pode aguentar.

Uma vez que tenhamos claro qual alforge é compatível com o nosso porta-bagagem, podemos passar ao seguiente passo.

imagens de alforges para bicicletas

2.- O material que o alforge é feito

Hoje em dia podemos encontrar alforges de diferentes marcas e feitos a partir de materiais bem diferentes, como plástico, cordura ou até mesmo de couro se buscamos um look hipster.

Se no entanto o que queremos é focarmos na usabilidade e deixar de lado nossa imagem, é altamente recomendável escolher alforges para bicileta impermeáveis. Deste modo ganharás versatilidade, sem ter que preocuparse de que molhe seu equipamento que você levará para onde vais.

Ainda que seja árido, quem dice a ti que em um futuro não terminas fazendo uma rota no mês de Março no Amazonas?

3.- Peso do alforge

Todos sabemos que indo de bike, quanto menor o peso, melhor. Não será diferente na hora de escolher o nosso alforge.

Na sua loja de ciclismo especializada certamente encontrarás o peso do produto em questão. Pois, fique de olho no peso, já que o mesmo pode variar significativamente de acordo com o material que é feito o alforge e nos interessa que seja o mais baixo posível. 

Os melhores alforges para bicicletas são pequenos, em comparação com as grandes.

alforges para bicicletas ortileb

4.- Sistemas de vedação e formas de encaixe

Buscaremos um alforge que seja fácil de acoplar ao porta-bagagem e que tenha um sistema de vedação mais seguro que cómodo. Aqui entra a questão da usabilidade do qual terá o nosso alforge. Se queremos um alforge pequeno para poder levar o celular e uma barrinha energética em uma rota com os os amigos, interesaria que fosse a mais acessível possível para poder alcança-los facilmente desde o guiador por exemplo. Se, ao contrário vamos levar muito peso, como no caso de transportar roupa para uma viagem longa, então deverá escolher alforges para a parte traseira da bicicleta já que o peso recairá sobre as rodas traseiras, onde exerce maior tração na pedalada.

alforges-bici-bonitas

5.- Distância da viagem 

Na hora de comprar um alforge, devemos levar em consideração o momento que o vamos utilizar. Se o queremos simplesmente para levar algumas coisas para o trabalho, um pequeno é suficiente. Se o que faremos é pedalar por um país ou até mesmo um continente inteiro (como o nosso companheiro Oriol da Retto), vamos necessitar um (ou vários) de tamanho maior.

 

IMPORTANTE: Lembres que o bickepacking consiste em ir o mais leve possível, potanto somante tens que levar as coisas imprescindíveis, ou acabaremos parecendo a este homem:

alforges bicicleta

Um último conselho para finalizar

EQUILÍBRIO: É muito importante ter a bicicleta equilibrada. Não devemos concentrar todo o peso em uma lateral, todo na dianteira, ou somente atrás.

 

alforges traseiros para bicicletas

alforges traseiros para bicicletas

É preciso levar o posicionamiento da bagagem a sério. Tenha em conta que não é cómodo levar todo o material em alforges dianteiros ou traseiros. Incorporaremos bolsas de selim, bolsas estilo triatlon ou de guiador, que nos permitam ter coisas em mãos, como materiais de troca, alimentos, documentação, câmera fotográfica…

E você, que conselho nos das para escolher alforges de bicicleta?

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Cargando…

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *