Escolher pneus de MTB em quatro simples passos – Blog Retto.com

Inicio > Ciclismo | Retto Blog > Aprenda a decidir > Escolher pneus de MTB em quatro simples passos – Blog Retto.com

Aprendas a escolher pneus MTB com estes quatro conselhos e melhores o seu rendimento com bikis de montanha. Não percas estes prácticos conselhos.

Quais são os melhores pneus para MTB

Os pneus MTB são um dos componentes mais importantes de nossas bicicletas. Em condições adversas, nossa segurança dependem deles, seja por barro, terra solta, curvas fortes, freadas de emergência…..E, em uma destas situações, somado a um pneu de MTB inadequado ou em condições ruins, pode terminar, com sorte, com uma pequena cicatriz de guerra….ou se não tivermos sorte, em algo muito pior. Por isso a importância de saber escolher pneus de MTB.

Assim dizendo, ter algumas referências claras para escolher com atenção o pneu de MTB que melhor se adapte a nossas companheiras, é fundamental. Abaixo falaremos sobre quatro simples passos sobre como escolher pneus MTB adequados.

escolher pneus mtb

Escolher pneus mtb correctamente é imprescindível para nossa segurança

Escolher pneus MTB em quatro passos

Centralizaremos agora em como escolher pneus de MTB segundo alguns passos:

#1 Tipo de bike

Devemos saber se nossos aros são de 26, 27,5 ou 29 polegadas. Este é elemento fundamental para começar, pois assim poderemos trocar a largura do pneu, mas não o diâmetro do mesmo.

Em todo caso, se estás pensando em adquirir um bike nova, as de 26 polegadas estão ficando defasadas e existe uma clara tendência para os pneus de MTB de 29 polegadas. Assim que, se estás em dúvida entre uma de 27,5 e uma de 29, o conselho seria optar por a de maior tamanho. Se ainda estiver com dúvida, não perca nossa comparação entre bikes de montaña de 27.5 e 29.

Tudo isso, sempre pensando nas bikes de montanha tradicionais, pois bicicletas de descida, ou de ciclo-crosse, são um mundo a parte.

#2 Tipo de uso

Se somos apaixonados pelas pistas, devemos ter em conta as variáveis destinadas aos pneus de MTB para percorrer largas distâncias: minimizamos seus cravos, reduzimos a largura, aumentamos um pouco a pressão e, para sermos os melhores da classe, podemos buscar un pneu que tenha um número elevado de TPI pois, definitivamente, o terreno é menos agressivo e reduziremos algumas gramas valiosas (podendo chegar a reduzir até 200-300 gramas por pneu!). Ao contrário, se és un fanático pelas modalidades téncicas, o melhor será reduzir o TPI, aumentar a largura, os cravos e reduzir a pressão (o oposto ao dito anteriormente).

A largura dos pneus de MTB dependerão do uso que daremos

A largura dos pneus de MTB dependerão do uso que daremos

#3 Orçamento

Partindo de um ponto que o pneu é um elemento indispensável para a nossa segurança, não pouparias recursos por suas evidentes vantagens, considerando não somente o rendimento das nossas pedaladas mas também, como já dizia, por segurança.

Em todos os casos, os pneus de MTB baratos rondam os 30€, com uma relação custo benefício mais que aceitável, porém os entre 40 e 50€ são onde encontramos os melhores pneus de MTB, e sem sombra de dúvida, os mais recomendáveis.

Vale destacar que, a não ser que o nosso objetivo seja a competição, não é recomendável adquirir pneus que sejam de muito finos pois, apesar de economizarmos algumas gramas valiosas, também teremos maior número de furos.

#4 Região por onde usamos

Devemos sempre levar em consideração a região por onde andamos com a nossa bike a fim de  otimizarmos nossos pneus. Devemos buscar cravos mais agressivos se estamos em terrenos mais macios, e menos cravos se estamos em zonas mais duras e secas. 

Qual pneu de MTB escolher?

Finalmente, para conlcuirmos, eu gostaria de destacar algumas notas esenciais.

Em primeiro lugar, vemos a importância de escolher um bom pneu a fim de ter maior garantia de segurança. Por outro lado, é importante escolher um pneu de MTB adequado para poder ter beneficíos sobre o terreno, e não ficar patinando quando encontrarmos um terreno húmido e vertical, ou perceber que não avançamos por uma pista pois vamos muito vazios e com um pneu muito largo.

Sendo assim, senhoras e senhores, minha opnião a respeito dos pneus de MTB é que devemos saber qual bicicleta temos, o diâmetro de nossos aros, o tipo de uso que damos as nossas bike, o orçamento que estamos dispostos a desembolsar – sempre levando em conta os mínimos padrões de qualidade para termos segurança – e finalmente, o tipo de região que transitamos.

escolher pneus mtb segundo nossas necessidades

O melhor pneu de MTB é o que se adapta as nossas necessidades

Para finalizar, gostaríamos de saber sua opinião sobre os pneus de MTB e perguntar:

Vocês são de Tubeless, ou de câmara de toda a vida? e, qual bike levas, 29 polgadas ou rodas menores?

Queremos saber sua opinião!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *