Juan José Méndez é o nosso prémio Retto 2013.

Inicio > Retto Vivo > Prémio Retto > Juan José Méndez é o nosso prémio Retto 2013.

Revelamos o nosso galardoado deste ano na Retto.com.
Juan José Méndez Fernández dos Piratas é o nosso prémio Retto 2013.

Ciclista catalão nascido a 27 de março de 1964 em Barcelona.
Um acidente de tráfico custou-lhe a amputação do braço e da perna esquerda.
Desde então não deixou de surpreender-nos tanto a nível desportivo como humano.

Com a ajuda de Sisquillo, um dos melhores mecânicos de bicicletas, voltou a praticar ciclismo, conseguindo neste ano a medalha de ouro no contrarrelógio no Campeonato do Mundo de ciclismo paraolímpico em estrada disputado na cidade canadiana de Baie-Comeau, conseguindo melhorar desta forma a sua terceira posição na Dinamarca em 2011. Participou em três edições dos Jogos Paraolímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012) onde conseguiu duas pratas e um bronze.

Os seus triunfos quase a atingir os 50 anos, são a recompensa por mais de 30 anos de treinos. O seu caráter obstinado e perseverante permitiu-lhe continuar e vencer os seus reptos. Exemplo do que se pode conseguir com firmeza, esforço e bom humor. Gosta de ajudar os outros a superar as barreiras mentais e físicas que lhes impedem viver plenamente, especialmente aqueles que passaram por experiências similares às suas.

Assim é como o encontramos ao anunciar-lhe o veredito do prémio Retto 2013, ensinando a um amputado de Segovia a andar de bicicleta no Velódromo de Horta. Não sei nem se nos escutava, estava mais atento a como essa pessoa voltava a sentir-se “independente” e perdia o medo a soltar-se, aprendia a desenrascar-se em cima de uma bicicleta.

Protagonista do documentário Imparables junto a Raquel Acinas, outra olímpica dos Piratas, que relata as histórias vitais destes ciclistas paraolímpicos e do resto de componentes do clube onde treinam, sob a direção de Bernat Moreno no Velódromo de Horta de Barcelona.

Podem encontrar mais informação de Juanjo em:

juanjomendez.wordpress.com
piratasteam.wordpress.com
www.imparablesdocumental.com

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Tagged with

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *