Como escolher a camisola

Inicio > Ciclismo | Retto Blog > Como escolher a camisola

Escolher a roupa adequada para a prática de cada desporto é de vital importância. No ciclismo, a camisola desempenha um papel fundamental e o seu tipo depende do gosto e das exigências do atleta.

elegir maillot
Embora pareça óbvio, é importante lembrar que não é recomendável usar uma camisola leve de manga curta no inverno, uma vez que é provável que o ciclista congele, nem usar uma camisola térmica no verão porque corre o risco de desequilibrar-se com o calor.

Existem vários critérios na hora de escolher a camisola adequada, e todos são fundamentais se o ciclista quiser complementar a sua vestimenta com o equipamento desportivo para obter os melhores resultados possíveis durante o treino e a competição.

Materiais

Em primeiro lugar, é muito importante ter em conta os materiais com os quais é confecionada a peça de vestuário, pois será ela que, entre outras funções, irá regular a transpiração, isolar o frio e controlar a transpiração excessiva. No mercado predominam as fabricadas com poliéster, licra ou elastano.

A camisola deve respeitar o corpo do ciclista como uma segunda pele, ou seja, deve adaptar-se à anatomia do atleta, uma vez que assim ganha em velocidade e resistência. Materiais como o elastano e a licra são os ideais neste caso.

gore_studio4686_3-min
Se o ciclista vai pedalar em condições de frio e chuva, o melhor será usar uma peça de vestuário que o proteja das baixas temperaturas e o mantenha o mais seco possível. Mas se na sua rota prevê-se climas quentes, a camisola deve ajudá-lo a controlar a transpiração e a combater o calor.

As mulheres devem usar uma camisola especial que também seja adaptada à sua anatomia: para elas esta peça de roupa deve ser mais curta no tronco e mais justa à altura do peito, geralmente reforçada para um melhor suporte dos seios. Elas ainda têm a possibilidade de vestir camisolas sem mangas.

Cor e segurança

A segurança é muito importante neste desporto, e por isso a camisola deve ter cores fortes e muito vivas nos respetivos desenhos. Predominam os vermelhos, verdes, amarelos e laranjas. Atualmente a fluorescência nestas cores garante que o atleta seja identificado como tal ao circular em rotas transitadas por veículos motorizados.

maillot-pearl-izumi-mtb-long-sleeve-azul___r720909804-16_g1

maillot-castelli-entrata-2-fz-amarillo___r600918008-17_g1

O ciclista também deve ver se a camisola tem bolsos com fecho que lhe permita guardar itens com barras energéticas, chaves, telemóveis, dinheiro e outras coisas que lhe possam ser úteis durante a corrida.

 

Já pensaste qual vai ser a tua?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Cargando…

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *