Rodas mtb 27.5 ou 29 polegadas? - Blog de Retto

Rodas mtb 27.5 ou 29 polegadas?

Inicio > Ciclismo | Retto Blog > Rodas mtb 27.5 ou 29 polegadas?

Duvidas entre mtb 27,5 ou 29 polegadas? Mario de Retto Team colocou-os à prova e dá-lhe a sua opinião sobre os tamanhos de roda mais utilizados. Deixe-nos suas dúvidas aqui!

Aqui deixamos a opinião de Mario sobre mtb 27,5 ou 29 polegadas, um dos corredores de Retto:

Depois de muitos anos usando as rodas de 26 polegadas, o mercado forçou-nos a crescer e impôs muitas dúvidas entre mtb de 27,5 ou 29 polegadas. Aqui deixamos as opiniões de Mario, um dos cavaleiros da Retto Team depois de usar um Scott Scale 710 – 27,5 polegadas duramte alguns anos.

Opinião sobre mtb 27,5 polegadas pela equipa de Mario de Retto

Há alguns anos atrás, eu decidi saltar para as rodas “grandes”.

Antes de testar as duas medidas em as bicicletas emprestadas por amigos e consultar 50 milhões de páginas na Internet com comparações, ainda continuava com dúvidas, então eu atirei-me para a piscina com um mtb de 27,5 polegadas, pensei que, com a minha altura, seria o mais apropriado.

Após dois anos com a nova medida, as sensações são muito positivas.

Tudo melhorou, desde que montei nas rodas mtb 27,5 e talvez apenas o ganho de peso – reconheço que não por falta de modelos, mas por orçamento – seria a única desvantagem.

Já no primeiro dia percebe-se uma grande mudança. Não só na forma como a bicicleta rola no chão, mas também na postura, porque o guidão geralmente é mais amplo. O mais notável é que na planície e nas escaladas pequenas sem muita desigualdade, a roda é muito rápida e é fácil manter a cadência. Eu faço os trechos muito mais rápidos do que com as rodas de 26 polegadas, tanto para cima como para baixo, embora se deva ter em conta as pneus de 27,5 polegadas que monta. No meu caso, o Maxxis Ikon, tem grandes capas, muito rápido e leve, especialmente como frente.

Em trilhas mais exigentes, mais ou menos técnicas, ela é melhor do que a pequena. Logo se nota que o mtb 27.5 tem mais tracção do que as 26 “e, embora no início, haja momentos em que parece pregar, mantenho a cadência melhor e supero as raízes e as pedras com mais facilidade. Eu acho que, nesse tipo de terreno, o mtb de 29 polegadas me teria dificultado mais.

Na descida por trialeiras e trilhas também me surpreende

Se a deixar correr, ela corre e como corre! É muito estável e fácil de gerenciar e supera raízes e pequenos saltos sem problemas. Em trilhas muito tortuosas, o raio de giro e o nervo que tem é incrível e funciona muito bem. A sensação é a de maior controlo com o mtb de 27,5 polegadas. Em trilhas ou trialeiras que eu já conheci, desci um pouco mais rápido do que com a mais pequena.

 

Opinião sobre a mtb 29 polegadas

Como eu disse no início, a maioria de vocês duvidava entre o mtb 27,5 ou 29 polegadas, então eu também andei alguns quilômetros com um mtb com rodas de 29 polegadas.
Com esta, as sensações foram ainda mais estáveis e capazes de superar passos ainda maiores, mas os 27,5 penso que compensam isso com a facilidade de manipulação e reação.

Os mtb de 29 polegadas são excelentes para superar as etapas e o terreno complicado das pedras de lama, no entanto, os 27,5 polegadas permitem mudanças mais rápidas na direção.

Nas baixas rápidas por faixa, a bicicleta é bem rápida. É muito importante encontrar um ponto ótimo de inflação e pressão das pneus de 29 polegadas, uma vez que é evidente que tem muito mais tracção, primeiro é necessário ter confiança em ambas as medidas. Agora vou tentar as novos pneus mtb Maxxis Pace para ver se elas me seduzem. Talvez neste tipo de terreno, os mtb de 29 polegadas sejam mais estáveis e tenham alguma vantagem sobre as suas irmãs mais pequenas.

Também nos layouts de asfalto que não conseguimos evitar como uma ligação na nossa rota, essa medida superior é melhor do que as 26 polegadas.

Nas escaladas “impossíveis”, aquelas com um nível superior a 20% -25% -30%, também melhorei, embora eu admita que, inicialmente, tive que arranjar um truque para poder fazê-los na bicicleta. Talvez aqui eu aceite que com a pequena, foi mais simples, embora pouco a pouco também seja equilibrado e superado. Em subidas íngremes é onde pode notar mais de 800 gramas.

As minhas sensações

Em suma, não me atrevo a inclinar-me no fato de que as 29 polegadas se tornam as rainhas do mtb, mas de momento estou muito satisfeito com a minha escolha de meio-da-estrada. Por enquanto, é um sucesso que melhorou meu desempenho. Não foi apenas uma mudança de tamanho da roda, mas eu passei de 9 velocidades e três placas para 10 velocidades e 2 placas.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (74 votes, average: 4,18 out of 5)
Cargando…

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *